CÂMARA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ADERE A CAMPANHA DO "SETEMBRO AMARELO"

O próximo 10 de setembro será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em razão disso no ano de 2015 foi criada o "Setembro Amarelo", uma campanha de valorização de vida e de prevenção do suicídio. Para a Técnica Legislativa Edilza Leal Sales, o Setembro Amarelo é uma campanha extremamente necessária, principalmente agora durante a pandemia, “As incertezas que a pandemia trouxe, mexeram com o psicológico de muitas pessoas e por tanto, dificilmente nós sairemos dessa fase da mesma forma que nós entramos. Ter uma campanha que ressalta a importância de olhar para a dor do outro é uma forma de tornar a sociedade um lugar mais empático”, frisou.

Para a campanha "Setembro Amarelo", a primeira medida preventiva é a educação por isso Identificar os sinais pode salvar uma vida!

Alguns sinais importantes

· Mudança de comportamento

· Sentimento de culpa

· Baixa autoestima

· Isolamento

Sinais de alerta

Frases como:

“a vida não vale a pena”, “estou tão sozinho que queria morrer”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” ou “você vai sentir a minha falta”.

Como ajudar?

· Acolher aquela pessoa

· Valorizar o que ela diz

· Não fazer julgamentos

· Não dar sermão

· Oferecer ajuda

Falar sobre o problema auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o CVV (Centro de valorização da Vida). O CVV  é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio. Ligue 188

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Marataízes

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de setembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Lacerda de Aguiar, n° 113 - Centro - Marataízes/ES - CEP: 29345000

Telefone: (28) 3532-3413
E-mail: ouvidoria@cmmarataizes.es.gov.br

Horário de atendimento: 12h00 às 18h00
Dia e horário das Sessões Plenárias: todas as terças-feiras às 18 horas

CNPJ: 01.618.430/0001-34