CÂMARA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ADERE A CAMPANHA DO "SETEMBRO AMARELO"

O próximo 10 de setembro será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em razão disso no ano de 2015 foi criada o "Setembro Amarelo", uma campanha de valorização de vida e de prevenção do suicídio. Para a Técnica Legislativa Edilza Leal Sales, o Setembro Amarelo é uma campanha extremamente necessária, principalmente agora durante a pandemia, “As incertezas que a pandemia trouxe, mexeram com o psicológico de muitas pessoas e por tanto, dificilmente nós sairemos dessa fase da mesma forma que nós entramos. Ter uma campanha que ressalta a importância de olhar para a dor do outro é uma forma de tornar a sociedade um lugar mais empático”, frisou.

Para a campanha "Setembro Amarelo", a primeira medida preventiva é a educação por isso Identificar os sinais pode salvar uma vida!

Alguns sinais importantes

· Mudança de comportamento

· Sentimento de culpa

· Baixa autoestima

· Isolamento

Sinais de alerta

Frases como:

“a vida não vale a pena”, “estou tão sozinho que queria morrer”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” ou “você vai sentir a minha falta”.

Como ajudar?

· Acolher aquela pessoa

· Valorizar o que ela diz

· Não fazer julgamentos