CÂMARA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ADERE A CAMPANHA “JUNHO VERMELHO” PELO TERCEIRO ANO

Ação tem o objetivo de reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores

01 de junho de 2023 às 00h00.

O mês de junho foi escolhida para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano. Para o servidor Everton Silva Mendes, que doa sangue a cada quatro meses, doar sangue é uma forma muita bonita de se a sociedade em geral.  "Eu comecei a doar em 2019, porque o hemocentro estava em baixa e precisando de doadores, e desde então, sempre que possível faço minha doação, afinal, nunca sabemos quando nós ou alguém próximo vai precisar", frisou.

Requisitos Básicos para Doação de Sangue:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Se for pela manhã, fazer refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial;
  • Estar com frequência cardíaca / pulso regulares, entre 50 e 100 batimentos / pulsação por minuto;

Impedimentos Para a Doação de Sangue:

• Febre, diarreia, gripe ou resfriado;
  • Ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Gravidez;
  • Amamentação, se o parto ocorreu há menos de 12 meses;
  • Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  • Riscos de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Exame endoscópico nos últimos 6 meses;
  • Malária, Hepatite, AIDS, Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis, uso de cocaína (últimos 12 meses). Uso de outras drogas será avaliado pelo triagista;
  • Diabetes tipos I e II ou insulinodependentes;

Intervalos Entre Doações:

• Homens: 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses).
  • Mulheres: 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses).